Estouro da Bolha? Uma das tecnologias mais inovadoras da década? Fonte de fortunas para quem aproveitou a possível hora certa de comprar o ativo e desfrutou da sua valorização de mais de 1000% ao longo de 2017? Fonte de grandes prejuízos para quem não conhecia o mercado, entrou na euforia das massas e comprou no topo histórico perto dos 20 mil dólares? O fato é que independentemente de qual “capítulo” você escolha, o sempre poderá ser polêmico e render muito assunto.

Perdi a conta do número de vezes que as pessoas insistiram comigo para que eu comprasse Bitcoins perto dos 20 mil dólares, no auge da euforia, quando a criptomoeda subia sem parar, sem correções. Ainda bem que eu já sou calejado no mercado e que as várias perdas que tive ao longo da minha carreira serviram para alguma coisa, algum aprendizado. Analisando o gráfico e mesmo sem entender muito de criptomoedas, tinha a sensação de que os preços estavam supervalorizados e de que uma possível e bruta correção poderia ser iminente. Preferi ficar de fora, mesmo que os preços continuassem subindo. Preferi perder uma oportunidade de ganhar, mas respeitar os meus princípios de comprar na baixa e vender na alta. Se a “onda” naquele momento era de compra e a tendência mostrava isso, também evitei vender. Tomei a terceira decisão do trader, a de não fazer nada, somente acompanhar.

Depois de alguns meses, estas mesmas pessoas que insistiram comigo para que eu comprasse Bitcoins na casa dos 20 mil dólares, ou vieram me parabenizar por eu não ter comprado e as ter alertado dos perigos de um mercado de alta daquele jeito, ou vieram me contar dos seus prejuízos. Desde o pico, o Bitcoin já se desvalorizou aproximadamente 70%. Porém, pelo meu conhecimento técnico, tudo que sobe, pode descer e vice-versa.

Vamos à nossa análise técnia mostrando porque agora pode ser o momento para possíveis altas nesta criptomoeda.

O Bitcoin enfrentou terríveis quedas desde a sua inclusão nas negociações nas Bolsas de Chicago em dezembro de 2017. Na época, muitos fundos e bancos de investimentos já anunciavam que esperavam o lançamento dos contratos futuros da cripto para poderem “vender pesado”. Aliado a tudo isso, também tivemos diversos casos de “hackers” que invadiram e roubaram corretoras pela Ásia, além de um aperto na regulamentação das exchanges ao redor do globo. Resumidamente, o circo se fechou para o Bitcoin, a festa ficou um pouco mais perigosa e regulada. Todo este cenário pode ter ajudado a mudar um pouco o sentimento do mercado e também a percepção dos investidores, podendo contribuir para o movimento de baixa que acompanhamos nos últimos 6 meses.

Bitcoin: Momento de Valorização?

Bitcoin: Momento de Valorização?

Porém, no momento da análise, os preços vieram testar uma importante zona de suporte entre 6.500 – 5.975. Associado a isso, também tivemos o possível rompimento da Linha de Tendência de Baixa do período, que pode indicar a entrada de força compradora na região. Se confirmada, poderemos ter altas até as próximas resistências em 7.650 – 9.900 e 11.750.

Caso tenhamos uma recente virada no mercado a ponto dos vendedores reassumirem o controle dos preços, atenção ao suporte na casa dos 4.950 que poderá ser testado.

Bitcoin Gráfico

Grande abraço e bons trades!

Por Rodrigo Rebecchi (Equipe Youtrading)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.