Depois que o governo chinês proibiu as exchanges locais de bitcoin de operar no país, diversos empreendedores começaram a ir ao exterior para comprar a criptomoeda e revendê-la na China por um custo mais alto. Como era de se esperar, existem muitas dessas “mulas de bitcoin” hoje, e suas margens de lucro estão diminuindo rapidamente.

Negociadores de Bitcoin

As mulas de bitcoin chinesas estão comprando bitcoin em vários mercados ao redor do mundo e “contrabandeando-a” de volta para o país para abastecer o florescente e desregulamentado mercado OTC (over-the-counter, ou mercado de balcão), de acordo com um relatório da Microsoft. No entanto, o negócio não é mais tão lucrativo quanto há alguns meses.

John DeCleene, gerente assistente de fundos da Overseas Chinese Investment Management, explicou: “Esse mercado sofreu uma queda; São muitos participantes entrando, mas também menos do que vimos em dezembro-janeiro, quando as pessoas estavam pagando um prêmio de 30% sobre a criptomoeda porque esperavam ganhos 10 vezes maiores da noite para o dia ”.

Fundos de investimento estão entrando no ramo de arbitragem

Em vez de bolsas locais, os investidores chineses estão se voltando para o comércio de balcão, usando mídias sociais, transferências bancárias e redes de pagamento online. “Os grandes comerciantes chineses estão usando a Coincola ou encontrando-se diretamente através de outras plataformas OTC”, disse Christian Grewell, professor da NYU em Xangai.

A Reuters entrevistou uma mula que admitiu entrar ilegalmente nos Estados Unidos com até US $ 40 mil para comprar bitcoins, que depois são vendidos nos mercados chineses de balcão. “Vender e comprar bitcoins nesses sites OTC é o mesmo que fazer compras no Taobao” (site de compras popular na China), comentou ela.

Além de um influxo de mulas, os fundos de investimento também estão tomando uma fatia do mercado, reduzindo os lucros potenciais. “No início, quando havia 30 por cento de arbitragem, obviamente você pode viajar para a Tailândia, comprar bitcoins, enviá-los para a China, Japão, Coréia e vendê-los. Isso é fácil ”, disse Peter Kim, da KIT Trading. “Mas essa oportunidade não vai durar muito tempo. E mesmo que não seja mais tão lucrativo, ainda há muitas maneiras de ganhar com isso, especialmente para alguém como eu que está acostumado a fazer 3 pontos-base em uma negociação. A arbitragem não vai mais ser tão fácil quanto costumava ser”, acrescentou Kim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.