O ditado popular diz que “quanto mais alto o voo, maior a queda”.

Tal raciocínio pode ser utilizado no mercado financeiro. Ativos que sobem muito de valor, estão propensos a maiores quedas. Em meu artigo anterior, apresentei um teste simples para tentar responder de maneira científica se a relação entre o risco de investimento em e o seu retorno seria pior em relação aos investimentos tradicionais. Para isso, foi empregado o , que divide o retorno médio de um ativo pelo seu desvio padrão. Trata-se de uma medida básica de volatilidade. Mas qual o problema de usar simplesmente o desvio padrão como medida de risco?

O que virá à mente de quem investiu no mais famoso criptoativo há alguns anos é que o bitcoin subiu praticamente todos os meses. E a volatilidade medida pelo desvio padrão captura tanto os retornos negativos quanto os positivos. Como medida de risco, esta característica não é tão desejável, afinal, quando se trata de risco financeiro de um investimento, não é preciso ser um gestor com PhD para saber que o risco que preocupa é o de perda do capital investido, e não o “risco” de ganho. Um investimento que sobe muito de valor a cada mês, terá da mesma forma uma volatilidade alta, mesmo que tenha gerado grandes oportunidades de ganho. Colocado de outra forma, o “risco para cima” não deveria limitar, mas incentivar um investimento!

O melhor modo de incorporar a medida de risco é penalizando o investimento apenas por seus retornos negativos, ou seja, utilizar o desvio padrão apenas nos períodos em que ele esteve em baixa. Alguns especialistas chamam essa medida de downside risk (risco de perda, em tradução livre). O indicador que desconta o retorno obtido pelo risco de perda é o Índice de Sortino.

Lembrando que assim, como no Sharpe, é subtraído do retorno do investimento em questão é o retorno no mesmo período do investimento livre de risco. Parece confuso, mas a compreensão fica mais fácil com a seguinte equação:

Índice Sortino

Nela, o risco de perda é calculado como o desvio padrão do investimento em questão apenas nos meses em que ele deu retorno abaixo do livre de risco (em geral, os juros de curto prazo das obrigações do governo).

O leitor deve estar curioso: como será que o bitcoin se saiu na comparação com as ações das principais empresas do mercado global? É normal imaginar que, por suas grandes quedas, o criptoativo se sairia mal na comparação por esse indicador. Por outro lado, o Sortino parece mais justo na comparação de retornos ajustados pelo risco que interessa ao investidor comum, que é o risco de perda. O índice de Sortino não irá penalizar qualquer investimento por ter subido muito em certos períodos, como foi o caso do Bitcoin. Os resultados estão na tabela abaixo:

Retorno do bitcoin vs ações de tecnologia

Retorno do bitcoin vs ações de tecnologia

Legenda: Período de 36 meses, de março de 2015 a março de 2018, considerando retornos mensais

Nela, temos a média de retorno mensal de cada investimento. Mais uma vez o Bitcoin se destaca, tendo superado os investimentos nas maiores ações de tecnologia, mesmo essas também tendo obtido retornos considerados excepcionais.

A diferença é enorme, mesmo no caso da comparação com a Apple (NASDAQ:), a empresa mais valiosa do mundo atualmente. O índice reúne as maiores empresas da “economia tradicional”. O investimento em Bitcoin deu um retorno imensamente maior, além de compensar o risco tomado pelo investidor quase três vezes mais – 277%, para ser exato.

Em compensação, companhias industriais famosas ao redor do mundo, que muitos investidores ainda julgam serem sempre um investimento sólido num prazo adequado, tiveram Sortino negativo, mesmo num período suficientemente longo, e tido como anos dourados para o mercado financeiro tradicional.

Sobre o Mercado Bitcoin: O MercadoBitcoin é hoje a maior e mais segura empresa de criptoativos da América Latina. Com mais de 1 milhão de clientes, a empresa está transformando a relação das pessoas com o dinheiro e busca elevar a experiência de quem vivencia essa revolução, entregando o melhor serviço de negociação de moedas digitais com segurança avançada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.