A gigante das redes sociais e publicidade disse que continuará bloqueando anúncios que promovam ofertas iniciais de moedas (ICOs) e as chamadas opções binárias – áreas tradicionalmente repletas de golpes e apostas arriscadas – mas agora aceitará novamente anúncios de criptomoedas e conteúdo relacionado.
Anunciantes serão filtrados pela empresa
O diretor de gestão de produtos do Facebook, Rob Leathern, disse em um post no blog de terça-feira, que os anunciantes precisarão ser examinados primeiro. Ele escreveu:
Os anunciantes que desejam veicular anúncios de produtos e serviços de criptomoedas devem enviar uma solicitação para que avaliemos sua qualificação, incluindo todas as licenças que obtiveram, se são negociadas em uma bolsa de valores pública e outras informações públicas relevantes sobre o negócio. Dadas essas restrições, nem todos que querem anunciar poderão fazê-lo.
É importante notar que o Facebook deu indícios de que está supostamente trabalhando em sua própria criptomoeda para facilitar as negociações entre os usuários.
Mesmo assim, o Facebook nunca foi totalmente bem-sucedido em impor sua proibição. Primeiro, houve um problema com os anunciantes recebendo seus anúncios através dos filtros usando erros ortográficos deliberados, como “bitc0in” para Bitcoin.
Ainda não é incomum ver anúncios suspeitos na plataforma alegando, por exemplo, que a Suécia adotou uma criptomoeda como sua segunda moeda nacional e você deve comprar para ele agora (desnecessário dizer que isso é mentira).
Por isso, não foi uma surpresa ver Leathern adicionar no final da postagem:
É importante que continuemos a ajudar a impedir ou remover a publicidade enganosa desses produtos e serviços. Então, continue denunciando conteúdo que viole nossas políticas de publicidade selecionando “denunciar anúncio” no canto superior direito de qualquer anúncio.