A falta de profissionais especializados faz com que empresas do mercado de criptomoedas passem pelas mesmas dificuldades daquelas dos anos 90, quando, então, a internet começou a se popularizar, ou após os anos 2000, quando aplicativos para smartphones começaram a encher os olhos dos consumidores.

 

Trabalhar nesse novo segmento requer, no mínimo, saber o que são as criptomoedas, como funciona sua tecnologia e, o mais importante, o que ela representa no mercado financeiro atualmente. Ainda assim, essas poucas habilidades serviriam apenas para funções mais simples, como atendimento ao cliente, por exemplo.

Com o crescimento do ecossistema criptográfico, surgem novas demandas por profissionais específicos para atuar nas áreas de Direito digital, contabilidade, desenvolvimento e muitas outras.

Em nota à imprensa, Alexander Horta, diretor da corretora brasileira Bitcointoyou, com sede em Betim, Minas Gerais, relata que houve um crescimento inesperado no mercado de criptomoedas e não existiu tempo para a especialização dos profissionais.

“Temos que capacitar todos os profissionais que contratamos. É um trabalho constante de atualização e desenvolvimento. Por ser um setor muito dinâmico, a todo momento temos novidades que devem ser implementadas, exigindo um perfil extremamente adaptável e ágil”, disse o executivo.

Horta ressalta que a capacitação para atuar no novo mercado não é só para iniciantes, mas também para aqueles que já atuam há anos no mercado financeiro convencional.

“São novas ferramentas, novos meios de controle, de segurança, de cadastro, de compliance… É um mundo totalmente novo. Tudo está sendo criado praticamente do zero. Isso faz com que todas as áreas, desde a programação até a área jurídica, tenha que se especializar em criptomoedas”, frisou o diretor.

Segundo a diretoria da Bitcointoyou, a empresa, dentre tantas, tem dificuldade de encontrar Traders, que são responsáveis pelo acompanhamento diário das cotações e realizam operações financeiras, Programadores Blockchain, que registram todas as atividades, Especialistas em fintechs para inovações tecnológicas constantes, e Especialistas em regulamentação, os quais têm a função de juntar e acompanhar documentação para órgãos oficiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.